Menu

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Carro Ecológico


Por Fernando Rebouças



O projeto de um carro ecológico abrange a ideia de um veículo leve, feito com uma lataria de material reciclável, silencioso e não poluente. Sabemos que nos carros convencionais, o motor à combustão movido a gasolina, etanol e diesel gera um impacto poluidor no meio ambiente e na saúde do ser humano.



No projeto de carros ecológicos, devemos conceituá-lo como uma veículo movido por uma fonte de energia limpa, que percorre uma determinada distância gastando menos energia com segurança.



Portanto, esse tipo de veículo maximiza a energia utilizada minimizando o impacto de seu uso no meio ambiente. Um carro luxuoso que consome gasolina e que transporte uma única pessoa, em média, é mais poluente do que um ônibus movido a biocombustível e que transporta mais de quarenta passageiros.



Além da relação custo benefício por pessoa transportada, a seleção da fonte de energia também é um fator preponderante, pois já há vários projetos de carros ecológicos movidos pela energia solar, bateria de hidrogênio e até por água.



O ex-projetista de Fórmula 1, Gordon Murray, desenvolveu um carro ecológico pequeno que ocupa pequenos espaços de uma cidade, é o T 25, um modelo construído com fibra de vidro, garrafas de plásticos reciclado e tubos ocos de aço. O veículo de Murray alcança velocidade máxima de 145 km/h e possui um custo inicial de 9 mil dólares.



Atualmente, no mercado comum de automóveis, tem se produzido em grande escala os carros flex, modelos que utilizam mais de um combustível, mas a indústria automobilística tem aprofundado as pesquisas sobre os modelos híbridos, movidos pela eletricidade e pelo petróleo. No Japão, já está sendo popular a utilização de veículos movidos somente pela eletricidade.





YeZ

Entre os carros solares, um veículo construído na Austrália venceu o Desafio Solar Mundial realizado no país em 2003, mundialmente conhecido como Nuna II, o modelo percorreu 3.000 quilômetros pela Austrália.



Na China, uma montadora criou um veículo que absorve CO2 da atmosfera e libera oxigênio, inspirado na fotossíntese dos vegetais, o modelo YeZ é um protótipo a ser inserido no mercado em 2030. O termo YeZ em mandarim significa “folha”, o veículo chinês é movido a partir de energia limpa adquirida pela luz do sol no teto e a energia eólica realimentada pelas pás existentes nas rodas.



Fontes:

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=carro-ecologico-sem-portas&id=010170100921

http://www.apocalipsemotorizado.net/2008/02/24/carro-ecologico/

http://g1.globo.com/Noticias/Carros/0,,MUL1113709-9658,00-MARATONA+NA+ALEMANHA+REUNE+CARROS+ECOLOGICOS.html

http://www.discoverybrasil.com/autos/ahora/ambientales/index.shtml#



Postadores: Janaina, Camila

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More