Menu

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Energias alternativas

Energias Alternativas

Energia hídrica

Nas usinas hidrelétricas, a energia elétrica tem como fonte principal a energia proveniente da queda de água represada a uma certa altura. A energia potencial que a água tem na parte alta da represa é transformada em energia cinética, que faz com que as pás da turbina girem, acionando o eixo do gerador, produzindo energia elétrica.
Utiliza-se a energia hídrica no Brasil em grande escala, devido aos grandes mananciais de água existentes.
Atualmente estão sendo discutidas fontes alternativas para a produção de energia elétrica, pois a falta de chuvas está causando um grande déficit na oferta de energia elétrica. A maior usina hidrelétrica do Brasil é a de Itaipu (Foz de Iguaçu) que tem capacidade de 12600 MW (fig.1).

Energia térmica

Nas usinas termoelétricas a energia elétrica é obtida pela queima de combustíveis, como carvão, óleo, derivados do petróleo e, atualmente, também a cana de açúcar (biomassa).
A produção de energia elétrica é realizada através da queima do combustível que aquece a água, transformando-a em vapor. Este vapor é conduzido a alta pressão por uma tubulação e faz girar as pás da turbina, cujo eixo está acoplado ao gerador. Em seguida o vapor é resfriado retornando ao estado líquido e a água é reaproveitada, para novamente ser vaporizada.
Vários cuidados precisam ser tomados tais como: os gases provenientes da queima do combustível devem ser filtrados, evitando a poluição da atmosfera local; a água aquecida precisa ser resfriada ao ser devolvida para os rios porque várias espécies aquáticas não resistem a altas temperaturas.
No Brasil este é o segundo tipo de fonte de energia elétrica que está sendo utilizado, e agora, com a crise que estamos vivendo, é a que mais tende a se expandir.

Energia nuclear

Este tipo de energia é obtido a partir da fissão do núcleo do átomo de urânio enriquecido, liberando uma grande quantidade de energia.

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/fontes-alternativas-de-energia/fontes-alternativas-de-energia.php



Alana Gomes . 3° Col B

Sistema de Iluminação Solar
Os Sistemas de Iluminação Solar podem ser projetados de maneiras diferentes:
AUTÔNOMOS

Cada poste é uma unidade autônoma composta de painéis, luminárias, controlador de carga e bateria. Ideal para locais onde o cabeamento entre postes seja oneroso ou de alto grau de dificuldade de execução ou que oferece riscos.
ELETRIFICADOS POR USINA SOLAR

Não Conectado à Rede

Um conjunto de postes é alimentado por uma usina solar localizada próxima da área a ser iluminada. Neste caso, os painéis, banco de baterias, controladores de carga e inversores formam uma unidade de geração e armazenamento e os postes são alimentados por cabos a partir desta usina. Ideal para locais sem rede de energia elétrica pública. Neste caso a manutenção torna-se mais fácil e oferece mais flexibilidade aos projetos luminotécnicos e arquitetônicos.
Conectado à Rede

O princípio é o mesmo do conceito não conectado à rede, porém não utiliza Banco de Baterias.
O conceito desta solução é gerar, através da usina solar, a quantidade de energia necessária para manter a iluminação durante a noite.
A energia elétrica gerada é inserida na rede e utilizada durante o dia. Significa que durante o período diurno haverá menor consumo de energia elétrica da rede pública. Esta quantidade de energia elétrica “poupada” durante o dia será a mesma consumida pelo sistema de iluminação durante a noite, ou seja, não haverá gastos com a iluminação noturna.
Além dessa vantagem, esse sistema tem valores de investimento e de manutenção inferiores.



Postadores:Wellinton Sidnei,Janaina,Alessandra
Fonte:http://www.preservasolar.com.br/s_iluminacao_solar.php?act=produtos

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More